Defeito no Câmbio Ford Powershift: tudo que você precisa saber
O Câmbio Powershift é um sistema de transmissão automatizada desenvolvido pela Ford, que vem apresentando defeitos e consequentemente trazendo prejuízos financeiros, emocionais e riscos às vidas dos consumidores, devido a um defeito de fabricação.
Quando surge um defeito no Câmbio Powershift, o impacto não é apenas financeiro, mas também emocional, afetando diretamente quem depende desse veículo para se locomover.
Além disso, problemas no câmbio Powershift podem resultar em colisões ou até acidentes fatais, colocando em risco a segurança de todos no trânsito.
O mais preocupante é que a Ford, em diversos casos, tem evitado assumir a responsabilidade pelo reparo desse problema, forçando os consumidores a recorrerem ao sistema judiciário para buscar uma solução.
Por isso, o objetivo deste artigo é explicar, de forma clara e acessível, como você pode proceder juridicamente nessa situação, incluindo exemplos de casos já julgados.
Sinais de defeito no Câmbio Powershift
Ruídos no câmbio;
Trepidação;
Superaquecimento do sistema de transmissão;
Falha na troca de marcha;
Alto consumo de combustível;
Troca prematura ou tardia de marcha;
Perda de torque e potência.
De que forma a Ford lida com o defeito do Câmbio Powershift?
Em alguns casos a Ford reconhece o defeito de fabricação no câmbio powershift, mas demora para resolvê-lo. E quando se propõe, a solução oferecida exige umaespera de 4 a 6 meses. Em outros casos, a montadora nega a garantia e não reconhece o defeito e alegando que o problema decorre da utilização do veículo e não por um vício de fabricação.
Ou seja, em qualquer uma das hipóteses, você como consumidor será prejudicado.
Os problemas na vida do consumidor causados pelo defeito no Câmbio Powershift
Tais condutas abusivas da Ford em relação ao defeito no câmbio powershift trazem uma série de transtornos para o consumidor.
Despesas adicionais com transporte
Por consequência, não raramente o consumidor precisa alugar um outro veículo, ou pagar corrida de aplicativos ou táxi para se deslocar durante o período que durar o conserto.
Transtornos emocionais
Sem contar com a angústia, ansiedade e estresse emocional por se sentir lesado e sem saber ao certo qual o tamanho do prejuízo decorrente deste problema.
Risco à vida do condutor e passageiros
Também é importante dizer que além do prejuízo financeiro e dos transtornos emocionais, mais grave do que isso, o defeito no câmbio powershift é uma ameaça à vida dos ocupantes do veículo.
Como saber saber se o defeito do Câmbio é de fabricação?
Apesar das evidências, em tese, para se certificar de que o defeito no câmbio powershift é de fabricação, é preciso uma análise pericial.
Nos casos em que o consumidor faz a solicitação de conserto na Ford, normalmente a própria fabricante apresenta um relatório técnico atestando existir ou não o defeito de fabricação.
Contudo, esse laudo nem sempre está correto, pois pode ter sido feito de acordo com os interesses da empresa.
Portanto, você pode produzir uma prova em contrário inclusive judicialmente para responsabilizar a Ford pelo defeito no câmbio powershift.