Quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização?
Ao contratar um seguro, você precisa conhecer bem as coberturas que você contratou, além de que na própria apólice está especificado também os prazos para a seguradora pagar a indenização. Então vamos entender como funciona tudo isso.
O que é um sinistro no seguro?
Um sinistro é um evento ou ocorrência que resulta em danos ou perdas. Em outras palavras, é um incidente que está coberto pela apólice de seguro e que exige que a seguradora forneça compensação financeira ao segurado.
Exemplos:
um acidente de carro, roubo do veículo ou danos causados por eventos cobertos.
danos à propriedade devido a incêndios, inundações, roubo, entre outros.
despesas médicas devido a doença ou lesão cobertas pela apólice.
Morte do segurado, resultando no pagamento do benefício aos beneficiários designados.
Quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização?
30 dias
Por lei, esse prazo deve ser obedecido, mas para que ocorra o pagamento, toda a documentação básica deve ter sido entregue. Caso haja alguma documentação faltando por parte do segurado ou suspeita de fraudes, a seguradora irá fazer uma reanálise do sinistro e o prazo de 30 dias passa a contar a partir do dia útil subsequente.
O que fazer quando a seguradora demora a pagar?
O primeiro passo é entrar em contato diretamente com a seguradora para obter informações sobre o motivo do atraso e o status da reivindicação. Durante essa comunicação, é aconselhável perguntar se há ações específicas que o segurado ou a seguradora podem tomar para acelerar o processo.
Além disso, é importante revisar minuciosamente os documentos fornecidos à seguradora para garantir que todos os requisitos tenham sido atendidos. A falta de documentação adequada pode ser uma causa comum de atrasos, e, se necessário, reenviar os documentos solicitados pode agilizar o processo.