O que acontece se for pego na blitz com IPVA atrasado?

Artigo escrito em: Novembro, 2023

De acordo com a legislação de trânsito brasileira, o veículo com IPVA atrasado não pode ser apreendido, caso a autoridade de trânsito solicite a documentação em uma blitz, por exemplo. O que pode acontecer é que o agente de trânsito retenha o documento do veículo, até que o proprietário regularize a situação.

No entanto, é importante lembrar que cada estado pode ter suas próprias regras sobre o assunto. Por isso, é sempre recomendável consultar a legislação do seu estado para saber quais são as consequências de ser pego na blitz com IPVA atrasado.

Em alguns estados, o motorista pode ser multado por estar com o IPVA atrasado. A multa varia de acordo com o estado, mas geralmente é de R$ 293,47. Além disso, o motorista pode ter o licenciamento do veículo suspenso.

Se o motorista for pego na blitz com IPVA atrasado, ele pode tentar negociar com o agente de trânsito para que o documento do veículo não seja retido. Para isso, ele pode apresentar o comprovante de pagamento do IPVA, mesmo que ele ainda não tenha sido quitado.

Se o documento do veículo for retido, o proprietário terá que comparecer ao órgão de trânsito responsável para regularizar a situação. Para isso, ele deverá apresentar o comprovante de pagamento do IPVA e o documento do veículo.

Aqui estão algumas dicas para evitar ser pego na blitz com IPVA atrasado:

  • Pague o IPVA em dia.
  • Mantenha os documentos do veículo sempre atualizados.
  • Esteja atento às regras de trânsito do seu estado.

Se você for pego na blitz com IPVA atrasado, mantenha a calma e tente negociar com o agente de trânsito.

Quer saber mais sobre o que fazer caso for parado em uma blitz?