A vistoria veicular é um serviço obrigatório para todos os veículos registrados no Brasil. Para fazer a vistoria, o veículo deve estar com todos os documentos em dia, incluindo o IPVA.
O IPVA é um imposto estadual que é cobrado anualmente sobre a propriedade de veículos automotores. O não pagamento do IPVA pode gerar uma série de consequências, incluindo a suspensão do licenciamento do veículo.
Se o veículo estiver com o IPVA atrasado, o motorista não poderá fazer a vistoria e, consequentemente, não poderá licenciar o veículo.
O licenciamento é um documento obrigatório para que o veículo possa circular legalmente nas vias públicas.
No entanto, existem algumas exceções à regra geral. Por exemplo, em alguns estados, o veículo com IPVA atrasado pode ser vistoriado se o proprietário apresentar um comprovante de pagamento do imposto, mesmo que ele ainda não tenha sido quitado.
Além disso, alguns estados oferecem descontos no IPVA para veículos que passam pela vistoria. Nesses casos, o veículo pode ser vistoriado mesmo com o IPVA atrasado, desde que o proprietário pague o imposto com o desconto.
Se você estiver com o IPVA atrasado, é importante consultar o Detran do seu estado para saber quais são as regras para a vistoria veicular.