FGTS: você tem acompanhado o seu saldo? Advogada explica detalhes sobre a verba
Descubra tudo sobre o FGTS: o que é, como funciona e por que é tão importante para o trabalhador brasileiro. Saiba como consultar seu saldo, as modalidades de saque disponíveis e como utilizar esse recurso a seu favor. Esteja por dentro dos seus direitos e garanta um futuro mais seguro!
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Trabalhador Salariado (FGTS), é uma verba de natureza trabalhista, que deve ser recolhido pelo empregador sem descontar do empregado.
O FGTS funciona como uma espécie de reserva financeira vinculada ao contrato de trabalho, onde o empregador é obrigado a depositar mensalmente um percentual do salário do empregado em uma conta específica.
Como receber o FGTS?
O saque do FGTS pode ocorrer em diferentes situações, e as regras para cada uma delas são estabelecidas pelo governo brasileiro.
Aqui estão algumas das principais formas de sacar o FGTS:
Demissão sem justa causa: Se você for demitido sem justa causa, tem o direito de sacar o FGTS depositado durante o período de trabalho. O saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas ou por meio de canais eletrônicos, dependendo do valor e da situação.
Rescisão por acordo mútuo: Em casos de demissão por acordo mútuo entre empregador e empregado, é possível realizar o saque do FGTS, porém com algumas restrições.
Aposentadoria: Ao se aposentar, o trabalhador pode sacar o FGTS. O saque pode ser feito de uma só vez ou de forma programada, mensal ou anual, de acordo com a escolha do beneficiário.
Compra da casa própria: O FGTS pode ser utilizado para a compra da casa própria, pagamento de parte das prestações do financiamento imobiliário ou amortização do saldo devedor.
Doenças graves: Em casos de algumas doenças graves, como câncer, HIV, entre outras, é possível sacar o FGTS.
Conta inativa: Contas inativas são aquelas em que não há mais depósitos por parte do empregador. Em situações específicas, como o término do contrato de trabalho, é permitido o saque do FGTS dessa conta.
Desastres naturais: Em situações de desastres naturais, o trabalhador pode ter o direito ao saque do FGTS, sujeito a condições e critérios estabelecidos.
Como consultar meu saldo do FGTS?
Para acompanhar o saldo e extrato do FGTS, o trabalhador pode utilizar canais eletrônicos fornecidos pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pela gestão do FGTS.
Conheça algumas possibilidades de liberação imediata de seu saldo de FGTS
Você pode sacar contas com saldo de até R$ 80,00, desde que não tenham tido saque ou depósito durante 1 ano.
Caso você esteja há 3 anos sem registro de carteira assinada, também tem direito à liberação imediata de saldo de FGTS.
Consulte o aplicativo do FGTS e solicite seu saque, apresentando os seguintes documentos:
– Documento de identificação; – CPF; – CTPS física ou CTPS Digital comprovando o desligamento da empresa e a inexistência de vínculo ao regime do FGTS por, no mínimo, três anos ininterruptos.
Buscando por Advogado Especialista em Direito Trabalhista e FGTS?