A folha de pagamento é um documento utilizado para registrar informações relacionadas aos salários, benefícios, descontos e encargos sociais dos colaboradores de uma empresa. Ela é fundamental para assegurar o cumprimento das obrigações trabalhistas e fiscais.
No Brasil, a contratação de mão de obra representa um custo significativo para as empresas, sendo uma das principais preocupações dos empresários entender quais encargos recaem sobre a folha de pagamento.
Esse elevado custo de contratação acaba por dificultar tanto o acesso ao mercado de trabalho quanto a criação de novos empregos. Por isso, é essencial ter um conhecimento detalhado sobre esses encargos e o motivo de sua cobrança.
Quais os encargos que incidem sobre a folha de pagamento?
Aqui listamos os encargos que devem ser custeados pelo empregador em relação ao valor total da folha de pagamento:
● INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): Contribuição previdenciária, calculada sobre o total da folha de pagamento.
● FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço): Equivale a 8% do salário do empregado e é destinado ao Fundo de Garantia.
● Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e Riscos Ambientais do Trabalho (RAT): Contribuições destinadas a custear benefícios relacionados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
● PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social): Incidem sobre a folha de pagamento das empresas em geral.
● Salário Educação: Equivale a 2,5% sobre a folha de pagamento e é destinado ao financiamento de programas educacionais.
● IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte): Desconto obrigatório, retido na fonte, sobre o total dos rendimentos pagos aos empregados.
● Contribuição Sindical: Valor destinado ao sindicato representativo da categoria profissional.
● Sistema “S” (SENAC, SENAI, SESI, SENAR, SEST, SENAT, SESCOOP, SENAR): Contribuições destinadas ao financiamento de entidades voltadas para o desenvolvimento profissional, social e econômico.
● Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária): Contribuição destinada a financiar programas de reforma agrária.
Quais os encargos que incidem sobre a folha de pagamento mensal?
Também são chamados de encargos, os direitos trabalhistas os quais o trabalhador recebe mensalmente em seu holerite, ainda que de forma proporcional, tais como:
Férias; 13º salário; FGTS; Licenças; Adicionais de horas extras, noturno, insalubridade e periculosidade, dentre outros; Descanso Semanal Remunerado (DSR); Vale-alimentação; Vale-refeição; Cesta básica; Vale-transporte; Participação nos Lucros ou Resultados (PLR); Prêmios; Gratificações;
No entanto, o pacote de benefícios varia conforme os direitos assegurados para cada categoria profissional por meio dos acordos ou convenções coletivas de trabalho, dispositivos contratuais ou outros meios como a liberalidade do empregador.
Se você busca uma orientação jurídica comprometida, ética e eficaz, convidamos você a entrar em contato conosco. Estamos dispostos a lhe auxiliar em sua demanda